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METODOLOGIA

Nossa metodologia elencou as variáveis relevantes aplicáveis à análise de stakeholders em ambiente político que pudessem ser quantificadas por big data, separando-as por grandes grupos de afinidade para criarmos categorias específicas e uma geral. São onze variáveis ao total, podendo ser analisadas separadamente ou em diferentes tipos de conjuntos.

Assim, criamos o grupo Liderança, onde estão as variáveis de presidência das casas, número de lideranças, vice-lideranças, cargos em mesa diretora, presidência de comissões e mandatos durante a trajetória de cada stakeholder; o grupo Performance Legislativa, incluindo número de relatorias, proposições legislativas convertidas em norma e pareceres aprovados em proposições que se tornaram leis; e o Alcance Social, onde a ideia inicial era incluir as principais redes sociais, mas por fim entendemos que faria mais sentido considerar apenas o Twitter pois, além de se mostrar suficiente para tal, está mais diretamente relacionada ao dia a dia da política e as dinâmicas de discussão e influência, enquanto as demais têm sido utilizadas mais como vitrine e portfolio pelos stakeholders.

 

O segundo passo foi uma imersão em cada variável, estabelecendo pontos de “piso” e de “teto” conforme os valores encontrados e distribuindo os pontos proporcionalmente. As variáveis receberam pesos diferentes conforme sua importância. Aplicamos a metodologia para os 513 deputados e os 81 senadores em exercício.

Com o resultado obtido é possível mensurar objetivamente cada tipo de influência e serve tanto para uma avaliação per si quanto como base para outras avaliações. Trazemos aqui um recorte com o ranking dos 20 mais influentes em cada categoria, além de artigos de especialistas com análises dos resultados.

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